O Rádio de Gisela

 

O audiolivro O RÁDIO DE GISELA (ISBN 978-65-88640-33-3) é formado por sete capítulos que detalham a formação do pensamento teórico e a trajetória acadêmica de Gisela Swetlana Ortriwano, docente e pesquisadora do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP) que se transformou em referência para os estudos sobre o rádio e do radiojornalismo no Brasil. A obra apresenta depoimentos de nove pessoas que conviveram com a docente ecana em diferentes momentos:

Rodolfo Wolfgang Ortriwano: irmão caçula da profa. Gisela, jornalista e professor aposentado que participou com proximidade da trajetória profissional e acadêmica da docente ecana.

José Coelho Sobrinho: amigo da profa. Gisela desde que ambos cursaram jornalismo na ECA/USP entre as décadas de 1960 e 1970. Prof. Coelho foi veterano da profa. Gisela e, mais tarde, colega na docência.

Luiz Fernando Santoro: lecionou no curso de jornalismo do CJE com profa. Gisela e participou, durante os anos 1980 e 1990, de uma série de atividades acadêmicas na ECA/USP junto com a docente.

Dulcília Helena Schroeder Buitoni: ex-professora de Gisela na graduação nos anos 1970 e, mais tarde, colega de cátedra e parceira em pesquisas com a docente ecana no CJE-ECA/USP.

Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho: um dos amigos mais próximos de Gisela Swetlana Ortriwano, foi também seu colega de docência por mais de 30 anos, período em que ambos idealizaram ações acadêmicas.

Daniela Cristina Ota: ex-orientanda de doutorado de Gisela Swetlana Ortriwano.

Luciane Ribeiro do Valle: ex-orientanda de mestrado da profa. Gisela.

Lígia Maria Trigo-de-Souza: ex-aluna na graduação, ex-orientanda de mestrado da profa. Gisela e parceira de atividades acadêmicas com a docente na Rádio USP.

Ricardo Gandara Crede: ex-aluno da profa. Gisela em curso de extensão. Produtor, junto com a docente, da série “Cantores Bons de Bico”, transmitida pela Rádio USP entre 2003 e 2004.

Totalizando 5 horas de conteúdo sonoro ilustrados no YouTube com fotos da docente ecana, o audiolivro O RÁDIO DE GISELA revela a vinda da família Ortriwano da Alemanha ao Brasil no pós-guerra; a vida estudantil de Gisela e o ingresso na USP; a carreira como docente e pesquisadora; a influência de intelectuais como Ciro Marcondes Filho e Walter Sampaio; a orientação a alunos na graduação e pós-graduação; as pesquisas, os livros publicados a atuação na Rádio USP; e, por fim, a dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão na Universidade de São Paulo.

O RÁDIO DE GISELA oferece a alunos, professores e pesquisadores detalhes da carreira acadêmica e dos estudos de Gisela Swetlana Ortriwano que, por mais de três décadas, dedicou à vida ao CJE-ECA/USP. Editada pela ECA/USP em 2021, esta obra é de acesso e reprodução total ou parcial gratuitos, desde que citadas a fonte e autoria, sendo proibido qualquer uso para fins comerciais.

 

SUMÁRIO – O RÁDIO DE GISELA

0:00 – CAPA / CONTRACAPA

1:21 – PREFÁCIO: O RÁDIO DE GISELA

3: 25 – INTRODUÇÃO: GISELA SWETLANA ORTRIWANO E O RÁDIO – CONVERGÊNCIA QUE MUDOU UMA VIDA

12:46 – CAPÍTULO UM: A SAGA DE GISELA SWETLANA ORTRIWANO – DA ALEMANHA PÓS-GUERRA À ENTRADA NA USP

43:26 – CAPÍTULO DOIS: OS PRIMEIROS ANOS DE GISELA NA DOCÊNCIA – O CAMINHO DO RÁDIO

1:29:13 – CAPÍTULO TRÊS: CIRO MARCONDES FILHO – NA USP E NA VIDA, AMIGO, PARCEIRO E ORIENTADOR DE GISELA

1:53:19 – CAPÍTULO QUATRO: A CONTRIBUIÇÃO DE WALTER SAMPAIO AOS RUMOS DE GISELA NO RÁDIO

2:21:07 CAPÍTULO CINCO: GISELA – DIFERENCIAL NA DOCÊNCIA E NA ORIENTAÇÃO DE PESQUISAS

3:19:06 CAPÍTULO SEIS: DA TEORIA À PRÁTICA – A PRESENÇA DE GISELA NA RÁDIO USP

4:23:29 CAPÍTULO FINAL: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – A MORADA VIVA DE GISELA

4:57:37 FICHA TÉCNICA: O RÁDIO DE GISELA

FICHA TÉCNICA – O RÁDIO DE GISELA

AUTORES: LOURIVAL DA CRUZ GALVÃO JÚNIOR E LUCIANO VICTOR BARROS MALULY.

ISBN: 978-65-88640-33-3 9

EDITORA: ECA/USP – SÃO PAULO, BRASIL, 2021.

EDIÇÃO DE ÁUDIO, ESTÉTICA SONORA E LOCUÇÃO: GERSON MÁRIO DE ABREU FARIAS.

EDIÇÃO VISUAL PARA INTERNET (YOUTUBE): THIAGO VASQUES MOLINA. APOIO DE MANUELA MALHEIROS.

EDIÇÃO DO SITE USP.COM.BR/RADIOJORNALISMO: FELIPE PARRA

NARRAÇÃO: LOURIVAL DA CRUZ “GALVÃO JÚNIOR”.

TRILHA SONORA: PARTITA EM MI MAIOR, BWV 1006, PARA VIOLINO – PRELÚDIO, DE JOHANN SEBASTIAN BACH. GRAVAÇÃO AO VIVO NA SAINT JOHN’S SMITH SQUARE, LONDRES (1978). EXECUÇÃO: ITZHAK PERLMAN.

FOTOS (YOUTUBE): LOURIVAL DA CRUZ GALVÃO JÚNIOR, JORNAL DA USP E ARQUIVOS PESSOAIS DE RODOLFO WOLFGANG ORTRIWANO, LUCIANE RIBEIRO DO VALLE E LÍGIA MARIA TRIGO-DE-SOUZA.

O RÁDIO DE GISELA TEVE AS EDIÇÕES AUDIOVISUAIS REALIZADAS NO CENTRO DE LABORATÓRIOS DE COMUNICAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ – UNITAU.

ESTE AUDIOLIVRO É UMA REALIZAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE JORNALISMO E EDITORAÇÃO DA ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – 2021.

REFERÊNCIAS – AUDIOLIVRO “O RADIO DE GISELA”

BARBOSA, R. O. Audiolivros e edição: projeto acústico-editorial. 2018. 238 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRECHT, B. Teoria de la rádio. In: Bassets, L. De la ondas rojas a las rádios libres. Barcelona, Gustavo Gili. 1981.

BOM MEIHY, J. C. S. Manual de história oral. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

CASTRO, R. Morre o jornalista Marcello Bittencourt, da Rádio USP. Jornal da USP, 2020. Disponível em: <https://jornal.usp.br/cultura/morre-o-jornalista-marcello-bittencourt-da-radio-usp/>. Acesso em: 01. Set. 2021.

ECA/USP. Projeto memórias da ECA/USP: 50 anos. Acesso em <www.eca.usp.br/memorias>. Acesso em 01 fev. 2021.

GALVÃO JÚNIOR, L. C. Rádio como promotor de divulgação científica e educação ambiental: o caso do programa “Cantores Bons de Bico”. II Congresso Internacional de Comunicação e Educação promovido pela promovido pela ABPEDUCOM – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Nov. 2018.

GALVÃO JÚNIOR, L. C.  Gisela Swetlana Ortriwano e as características do rádio: reflexões em tempo de internet. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Joinville, Santa Catarina, 2018. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-1600-1.pdf>. Acesso em: 10 out. 2018.

GALVÃO JÚNIOR, L. C.. O futuro hoje: a formação em radiojornalismo na era da convergência das mídias. Tese de Doutorado, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <www.teses.usp.br>. Acesso em: 10 out. 2020.

GOUVEIA, L. R. S. Gisela Swetlana Ortriwano e o Radiojornalismo – uma trajetória de ensino. Iniciação Científica/Programa Ensinar com Pesquisa. São Paulo: ECA/USP, 2010-2011. Disponível em:

<http://www.jornall.com.br/radiojornalismo/textos/Gisela_Swetlana_%20Ortriwano_e_o_Radiojornalismo.pdf>. Acesso em: 10 out. 2018.

INSTITUTO WLADIMIR HERZOG. Biografia de um jornalista. Acesso em: <www.vladimirherzog.org/biografia/>. Acesso em 01 fev. 2021.

LOPEZ, D. C. L.; MUSTAFÁ, I. P. Pesquisa em rádio no Brasil: um mapeamento preliminar das teses doutorais sobre mídia sonora. São Paulo: Revista Matrizes. 2012.

MALULY, L. V. B. O Radiojornalismo na Universidade de São Paulo. Revista de Graduação USP, v. 2, p. 155-162, 2017. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/119932>. Acesso em 01 fev. 2021.

ORTRIWANO, G. S. Radiojornalismo no Brasil: fragmentos de história. São Paulo: Revista USP, n. 56, dez/fev. 2002-2003. p. 66-85. Disponível em: <http://www.usp.br/revistausp/56/10-gisela.pdf>. Acesso em: 10 out. 2020.

ORTRIWANO, G. S. Os (des)caminhos do Radiojornalismo. Tese de Doutorado, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. 1990

ORTRIWANO, G. S. Memorial. Requisito para ingresso à carreira docente junto às disciplinas Radiojornalismo e Telejornalismo. São Paulo: ECA/USP. 1988.

ORTRIWANO, G. S. Radiojornalismo no Brasil: dez estudos regionais. São Paulo: Com-arte, 1987.

ORTRIWANO, G. S. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985.

PERUCHI, R.; TRIGO-DE-SOUZA, L. M. Gisela Ortriwano e o estudo de rádio no Brasil. In: MEDITSCH, E.; ZUCULOTO, V. (org). Teorias do Rádio – textos e contextos. Volume II. Florianópolis: Insular, 2008.

SANTOS NETO, J. A. Biblioteca escolar e as fontes orais de informação. In: Rovilson José da Silva; Sueli Bortolin. (Org.). Fazeres Cotidianos na Biblioteca Escolar. 2ed. São Paulo: Abecin, 2018, v. 1, p. 139-161.

SOUZA, M. S. D.; CELVA, R. A.; HELVADJIAN, V. Audiolivro: um suporte para a educação literária. Leitura. Teoria & Prática, v. N. 55, p. 28-36, 2010.

TAMARI, G. T. N. Convênio escolar: análise e intervenção. Graduação. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP, 2007.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

VALLE, L. R. Walter Sampaio e o jornalismo audiovisual. In: MEDITSCH, E.; ZUCULOTO, V. (Org.). Teorias do Rádio – textos e contextos. Florianópolis: Editora Insular, 2008, v. II, p. 49-56.