Cotidiano de pesquisadores é o foco do podcast Gente de Ciência

A rotina de trabalho de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento é um universo pouco conhecido por uma parcela considerável da população brasileira, incluindo estudantes de graduação. Em geral, a pesquisa científica é entendida como um espaço restritivo. Com a intenção de mudar essa percepção, permitindo uma aproximação ao cotidiano de trabalho de pesquisadoras e pesquisadores dos mais diversos campos de estudo, o podcast Gente de Ciência foi criado pelo Grupo de Pesquisa Internacional Mídia, Cidade e Práticas Socioculturais (MidCid) da Universidade de Sorocaba (Uniso).

A estreia do podcast foi marcada na última sexta-feira, 4 de novembro de 2022, no Spotify com dois episódios publicados. O Gente de Ciência é produzido pela professora Mara Rovida, em conjunto com as alunas do curso de Jornalismo da Uniso Marina Lima e Sabrina Confortini. A estratégia de apresentar os bastidores do trabalho dos pesquisadores tem como objetivo tornar a carreira acadêmica uma opção profissional mais próxima da realidade dos alunos da graduação. Ao mesmo tempo, as edições apresentam detalhes sobre a universidade e as possibilidades de formação, o que também pode ser interessante para outras pessoas, além dos estudantes universitários. O MidCid é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Uniso e o podcast é desenvolvido em parceria com o projeto de divulgação científica Uniso Ciência. Os episódios têm cerca de 20 minutos de duração e podem ser ouvidos gratuitamente no canal do Gente de Ciência: