JorCiência

Agência Bori

Entre as iniciativas para ajudar a aproximar a ciência da população por meio do jornalismo, está a Agência Bori criada pela jornalista Sabine Righetti e pela biomédica Ana Paula Morales, em 2020.

Trata-se de uma agência sem fins lucrativos e que conta com apoio financeiro de instituições que atuam em pesquisa e apoiam a disseminação da ciência e do jornalismo, como a SciELO, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Instituto Serrapilheira, Instituto Ibirapitanga, entre outras.

A Bori busca conectar o conhecimento inédito produzido por pesquisadores brasileiros com os jornalistas de todos os tipos de veículos de comunicação do país. O objetivo é aumentar a presença da ciência na mídia nacional e, consequentemente, ampliar o acesso da sociedade a esse conteúdo.

O nome da agência é uma homenagem à pesquisadora Carolina Bori, primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 1987 a 1989.

A agência faz uma curadoria e reúne estudos de universidades e institutos de pesquisa nacionais, bem como de livros de divulgação científica antes de serem oficialmente publicados pelas universidades, institutos ou editoras, Além disso, também oferece treinamentos e cursos para jornalistas em áreas específicas de cobertura.

E como a Bori tem acesso a esse material? Ela monitora os artigos aprovados nos periódicos científicos indexados na SciELO, mas caso o trabalho esteja em vias de publicação em periódicos estrangeiros, em revistas brasileiras fora da SciELO, em livros ou relatórios, o(s) autores podem submetê-lo para curadoria preenchendo um formulário que se encontra no site, no mínimo, dez dias antes da sua publicação.

O conteúdo pode ser encontrado nas seguintes divisões: pesquisas, banco de fontes, artigos de opinião, publicações, cursos, Science Pulse, web stories. Há também conteúdo classificado em três grandes temas: Amazônia, covid-19 e sistemas alimentares.

Para ter acesso ao serviço é preciso ser jornalista atuante (contratado ou freelancer) e se cadastrar no site https://abori.com.br. Você também encontra a Bori no Instagram e no Twitter com o @agencia_bori, YouTube, AgênciaBori e Facebook com agenciabori

A Coluna JorCiência traz personagens, iniciativas, pesquisas e livros ligados ao jornalismo científico ou ao jornalismo de ciências que integram a pesquisa de Doutorado da autora. O estudo é desenvolvido por Carla de Oliveira Tôzo no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP). Orientação: Prof. Dr. Luciano Victor Barros Maluly.